5 Dicas para melhorar anúncios em marketplaces


5 Dicas para melhorar anúncios em marketplaces

Melhorar os anúncios em marktplaces pode ser considerada uma das melhores estratégias para aumentar as vendas. O melhor preço em um anúncio ruim não trará tantas conversões quanto um preço justo em um bom anúncio.

É fato que alguns marketplaces necessitam de um trabalho maior nos anúncios do que outros. Entretando, é importante ter consciência de que bons anúncios são a chave para boas vendas em qualquer canal.

Neste artigo irei unir 5 das principais dicas para melhorar seus anúncios em marketplaces. Veja quais delas você já aplica no seu dia a dia e quais são mais úteis para os marketplaces onde você vende.

Dicas para melhorar anúncios em marketplaces

Título do Anúncio

O título é um dos aspectos mais importantes do seu anúncio em diversos níveis diferentes:

  • Para o marketplace;
  • Para o consumidor;
  • Para buscas no marketplace;
  • Para mecanismos de busca.

Apesar da descrição do anúncio também ser relevante para buscas em geral, é o título que se destaca. A descrição pouco aparece ou é completamente omitida em resultados de busca, ao contrário do título. Por isso é importante que ele seja direto, autoexplicativo e sane as dúvidas mais importantes sobre o produto.

Alguns detalhes importantes sobre o título do anúncio em marketplaces.

Limite de caracteres

O título do anúncio deve respeitar o limite de caracteres imposto pelo marketplace. Contudo, a imposição do marketplace não é o único motivo pelo qual você deve se preocupar com o limite de caracteres. Um título muito grande tende a perder relevância e dispersar a atenção do consumidor. Lembre-se, ele deve ser direto.

A saber, esses são os limites que alguns dos principais marketplaces do mercado permite:

  • Mercado Livre: 60 caracteres;
  • B2W: 100 caracteres;
  • Amazon: 200 caracteres;
  • Via Marketplace: 150 caracteres;
  • Magalu: 100 caracteres;
  • MadeiraMadeira: 100 caracteres.

Composição do Título

A composição do título é seu aspecto mais importante. Você provavelmente possui alguns “parâmetros”, “padrões” ou “modelos” que você segue no título, correto? Esses padrões são importantes não só para agilizar o seu processo de cadastro, mas para criar os melhores títulos possíveis.

O modelo clássico e mais utilizado é: Categoria + Marca + Modelo. Um exemplo de título seguindo esse padrão seria Celuar Xiaomi Mi9. Esse modelo contempla boa parte das principais palavras-chaves que os consumidores podem estar usando nas buscas. Contudo, você já deve ter percebido que existem melhoras possíveis e importantes a serem acrescentadas.

Guia: Vencendo o Catálogo do Mercado Livre

Dito isso, existem outros modelos que criam bons títulos de anúncios em marketplaces:

  • Categoria + Marca + Modelo + Variação: Celular Xiaomi Mi9 Azul
  • Categoria + Marca + Modelo + Variação + Característica: Celular Xiaomi Mi9 Azul com 5G

Note que com esses padrões você pode adaptar praticamente qualquer segmento de produto e tornar seu título útil e atrativo.

É importante dizer que a maioria dos marketplaces proibe ou, ao menos, desencoraja o uso de “promoções” ou “benefícios” em seus títulos. Essa era uma prática bem utilizada anos atrás, contudo, ela caiu em desuso atualmente.

Descrição do Anúncio

Como dito anteriormente, as descrições de anúncios em marketplaces também possuem um papel fundamental no quanto seu produto será encontrado nas buscas. Ao contrário do título, a descrição te dá maior liberdade para trazer mais informações e argumentos de venda.

Seu produto possui “informações técnicas de compatibilidade”? Esse é o lugar. Seu produto possui limitações ou cuidados que precisam ser considerados? Use a descrição. Seu produto possui alguma vanagem que merece ser citada? Não deixe de fora.

A descrição do produto é o local perfeito para você incluir o máximo de informações e argumentos que tornem seu produto mais interessante. Duas dicas extremamente importantes para incluir na descrição do seu produto são:

  • Busque usar o primeiro parágrafo ou as primeiras linhas para incluir as informações mais relevantes e buscadas;
  • Inclua respostas à perguntas comuns sobre o seu produto.

Inclua “chamadas para ação” na descrição. Elas sempre ajudam a ativar gatilhos de necessidade e urgência em seus consumidores.

Imagens + Vídeos

Não existem anúncios sem imagens, mas existem anúncios sem imagens boas e sem vídeos. Esses são grandes erros na hora de cadastrar anúncios em marketplaces.

Todos sabem da importância de boas imagens, contudo, ainda existe uma parcela grande de sellers que menospreza esse conhecimento. As imagens são responsáveis, dentre outras, por:

  • Encantar seu consumidor;
  • Tirar dúvidas visualmente;
  • Dar maior credibilidade ao anúncio;
  • Melhorar a conversão.

Nos anúncios em marketplaces, as imagens possuem características levemente diferenciadas de canal para canal. Entretando, posso detacar pontos comuns e importantes entre todos:

  • A imagem deve ter qualidade e boa resolução*;
  • Aconselha-se fundo branco;
  • Sem “selos”, “logos” ou frases;
  • Não copie imagens (a não ser que você receba autorização, vide imagens fornecidas pela marca);
  • Não mescle diferentes modelos e/ou variações;
  • Use imagens de ângulos diferentes;
  • Busque sempre usar “fotos quadradas”, ou seja, com a mesma altura e largura;
  • Priorize detalhes relevantes do produto.

* Quando falamos de “resolução de imagem”, estamos falando no tamanho das medidas dessa imagem e na qualidade que ela possui. Cada marketplace possui limites diferenciados para as imagens. Segue abaixo o recomendado em pixel de cada marketplace:

  • Mercado Livre: Mínimo permitido: 500 x 500, mínimo recomendado: 1200 x 1200;
  • B2W: Mínimo permitido: 400 x 400, mínimo recomendado: 1000 x 1000;
  • Amazon: Mínimo permitido: 500 x 500, mínimo recomendado: 1000 x 1000;
  • Via Marketplace: Mínimo permitido: 500 x 500, mínimo recomendado: 1000 x 1000;
  • Magalu: Mínimo permitido: 800 x 800, mínimo recomendado: 1200 x 1200;
  • MadeiraMadeira: Mínimo permitido: 500 x 500, mínimo recomendado: 1000 x 1000.

Alguns marketplaces como o Mercado Livre permitem que você inclua vídeos junto às imagens do produto. O vídeo é altamente relevante e um grande conversor de vendas. Sempre que puder, produza e inclua vídeos em sesus anúncios, pois as vantagens são grandes. Além de melhorar sua conversão com os consumidores, o próprio marketplace considera essa informação como relevante na hora de posicionar seu anúncio.

Características – Ficha Técnica

As características ou ficha técnica do produto são outra parte fundamental para anúncios em marketplaces. Independente do segmento do seu produto, essa área é de grande relavância para seus consumidores e para o marketplace em si.

Obviamente alguns produtos possuem mais dados técnicos que outros, contudo, é importante fornecer ao usuário todas as informações disponíveis. Dessa maneira você está:

  • Tornando seu processo de vendas mais eficaz, elimando possíveis dúvidas;
  • Diminuindo cancelamentos;
  • Diminuindo reclamações;
  • Evitando custos e prejuízos desnecessários;
  • Melhorando a qualidade do seu anúncio no marketplace e nos mecanismos de busca.

Alguns produtos possuem certificados obrigatórios, como selo do Inmetro, ISO9000, etc. Esse é o local de destacar essa informação. Não menospreze a ficha técnica do seu produto, pois você jamais conseguirá medir quantas vendas perdeu para seus concorrentes por não ter uma única informação disponível para consulta.

EAN e SKU

Adicionar os códigos EAN e SKU em seus produtos é algo que vem passando de “aconselhável” para “obrigatório” em muitos canais.

A importância de cadastrar esses códigos nos anúncios em marketplace é enorme, tanto para o cliente final, quanto para o marketplace e, principalmente, para sua gestão. O EAN é um código composto por 13 dígitos. Ele pode ser considerado uma espécie de CPF digital do produto. É um código que gera credibilidade para o produto e pode ser utilizado até mesmo para facilitar o cadastro do produto nos marketplaces.

Já o SKU (Stock Keeping Unit), é uma identificação “interna” que você faz dos seus produtos para facilitar o gerenciamento deles. O SKU permite que você tenha maior segurança ao vender em diversos marketplaces ou com múltiplos CNPJs, por exemplo. Você conseguirá dizer aos sistemas que você utiliza para realizar a gestão de marketplaces que “esses anúncios” pertencem a “esse produto”. O cadastro do SKU e, mais que isso, o cadastro CORRETO do SKU é o que impedirá que você tenha problemas e prejuízos com o controle de estoque no futuro.

Extra: Impulsionamento de anúncios

Vários marketplaces permitem que você invista no impulsionamento de anúncios. Na prática, esse é um recurso onde você paga para que seu anúncio apareça melhor posicionado no marketplace onde ele estiver. Segundo dados da Crystal Zoom, nas publicações impulsionadas se concretiza 1 venda a cada 45 visitas em média, enquanto que as publicações orgânicas, ou seja, sem publicidade, possuem média de 1 venda por entre 200 a 250 visitas.

Cada marketplace trabalha de uma maneira única e diferente em relação às promoções e impulsionamento. No geral, dicas importantes na hora de investir no impulsionamento de anúncios em marketplaces são:

  • Busque as tendências de mercado, saiba o que está em alta no momento;
  • Acompanhe o resultado de seus impulsionamentos e pare de investir em anúncios que trouxerem muitos cliques e poucas conversões;
  • Priorize sua Curva ABC, não impulsione os produtos que não desempenham bem, invista nos que já trazem bons resultados.

Use a Venda.la para gerenciar seus marketplaces

Como parte da equipe da Venda.la, posso garantir que nosso sistema somado a todo suporte e acompanhamento que oferecemos aos nossos parceiros, são de grande auxilio para organizar a gestão em marketplaces e melhorar os resultados nas vendas.

Como disputar Buy Box nos marketplaces

Nosso sistema oferece diversas vantagens em todas as áreas de gestão, incluindo a de anúncios em marketplaces.

  • Publicação multicanal: cadastre novos anúncios simultaneamente em todas as contas e marketplaces;
  • Clonagem de Anúncios: clone seus anúncios do Mercado Livre e crie diferentes versões deles;
  • Transferência de Anúncios: trasfira seus anúncios do Mercado Livre para o B2W Marketplace com um clique;
  • Copia de Anúncios: copie facilmente anúncios de um marketplace para o outro, ajustando apenas detalhes específicos de cada canal;
  • Publicação em Massa: exporte planilhas do Excel e publique em massa em quase todos os marketplaces;
  • Precificação Automática: configure a forma como seus anúncios devem ser precificados;
  • Controle de Estoque Multicanal: controlamos o estoque de seus produtos em todos os marketplaces integrados e junto com o seu ERP;
  • Qualidade do Anúncios: verifique a qualidade do seu anúncio no Mercado Livre e veja o que pode ser melhorado.

Além disso, possuímos automações exclusivas que vão facilitar seu trabalho, tornar ele mais ágil e mais seguro. Poupe tempo, evite prejuízos, gerencie melhor e venda mais com a Venda.la.

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