4 vantagens em ter automação para marketplace


4 vantagens em ter automação para marketplace

Estamos constantemente conectados e antenados às tendências tecnológicas e a fusão do mundo real e virtual nos últimos anos. No varejo não é diferente, as vendas online cresceram significativamente e levou esperança para os comerciantes. Com o avanço dos marketplaces e e-commerces, em 2019 obtivemos a melhor Black Friday em 10 anos, sendo recorde de faturamento. A automação para marketplace é uma ótima escolha e indispensável para as empresas que querem crescer ser referência no mercado.

Sua empresa está aderindo às novas tecnologias e fazendo parte dos bons resultados das vendas online no Brasil? Não existe fórmula mágica que lhe tornará o melhor vendedor de marketplaces dos tempos, mas existem boas práticas para seguir.

Listei abaixo as principais vantagens para automatizar as vendas em marketplace e se tornar um seller de sucesso, veja:

4 vantagens em ter automação para marketplace

A automação para marketplace é um investimento acessível e que proporciona um gerenciamento dinâmico, desde o recebimento de um pedido, até pós-venda.

Vantagem #1: Gestão centralizada e eficiente

Um integrador possui parcerias com os principais marketplaces, ERPs, plataformas de e-commerce e transportadoras do mercado. Se você utiliza os principais marketplaces ou se pretende expandir seu negócio, lidar com vários canais pode ser caótico.

Com automação, você tem acesso aos dados e recursos de todos os canais de vendas em um único lugar. Dessa maneira, você pode eliminar da sua rotina várias funções operacionais que demandam tempo da sua equipe, como:

  • Abrir cada marketplace individualmente;
  • Localizar os pedidos em todos as plataformas;
  • Emitir NFe e enviar os dados fiscais;
  • Emitir e imprimir etiquetas de envio;
  • Atualizar estoque dos produtos vendidos;
  • Atualizar status dos pedidos que já foram despachados e entregues.

Se você pretende expandir em outros marketplaces, algumas plataformas permitem clonar os anúncios de um canal para o outro. Na Venda.la você pode copiar seus anúncios do Mercado Livre para a B2W completamente, sem precisar fazer nenhuma alteração. Para outros marketplaces, você também pode copiar os anúncios, precisando apenas fazer um ajuste de categoria.

A gestão centralizada otimiza o tempo e aumenta a produtividade da sua equipe, proporcionando confiança e economia na sua rotina. A saúde financeira da sua equipe agradece.

Vantagem #2: Controle de estoque automático

Para quem vende em marketplace, automação no controle de estoque é extremamente essencial. Se você vende em pelo menos 4 marketplaces costuma ter muito trabalho e pouca eficácia atualizando o estoque manualmente. O estoque automatizado impede que você venda em um marketplace, o produto que acabou de ter o estoque esgotado pela venda efetuada em outro.

Abrir cada canal para atualizar estoque pode significar perda de tempo e, consequentemente, perda de dinheiro. Trabalhar somente com processos manuais é correr mais riscos de erros. O controle de estoque automático evita erros na expedição e diminuem as taxas de cancelamentos de vendas.

O Controle de Estoque da Venda.la é automático, integrado a todos marketplaces e ao ERP (Bling/Tiny) do parceiro. Dessa forma, quando você vende em um marketplace, a baixa no estoque é feita para todos os outros automaticamente. Além de evitar erros e surpresas, dinamiza o controle de estoque, eliminando a necessidade de “conferir o estoque”, apenas “separar o item” e para envio.

Vantagem #3: Pedidos recebidos e despachados com facilidade

Ao estar integrado com diversos marketplaces, o HUB de integração centralizará o fluxo de pedidos originários de cada canal. O integrador captura os pedidos automaticamente assim que a venda ocorrer e você acompanha todas as vendas de um único local.

A Venda.la baixa os pedidos automaticamente assim que a venda ocorre. Após isso, o sistema classifica cada pedido por um status específico, para que você identifique quais pedidos são prioridade.

Quando pensamos em gestão de pedido, associamos diversos outros processos, como a emissão e impressão de etiqueta de envio e NFe.

Impressão Automática de Etiquetas de Envio

Em sua rotina, você precisa imprimir diferentes etiquetas de envio, vindas de diferentes locais e com diferentes especificações.

A Venda.la como HUB de automação possibilita a impressão fácil e rápida das etiquetas. Além disso, permite que você escolha entre imprimir na impressora padrão ou na impressora zebra. Veja as integrações que possuímos para facilitar sua logística:

  • Correios;
  • B2W Entregas / Direct;
  • Mercado Envios e Mercado Envios Coleta;
  • Magalu Entregas ;
  • Melhor Envio;
  • Total Express;
  • JadLog;
  • Jamef.

Nós também possibilitamos que a impressão das etiquetas seja feita automaticamente, após algumas configurações. Dessa forma, a expedição dos pedidos se torna uma tarefa extremamente mais ágil e eficaz.

Emissão de NFe Automática

A emissão de nota fiscal é obrigatória para a maioria dos marketplaces. Além de emitir a nota fiscal, o vendedor também precisa enviar os dados fiscais da nota emitida para o marketplace. Essas informações são muito importantes para um bom desempenho nos marketplaces.

Esses são alguns dos procedimentos que mais exigem tempo, principalmente para quem vende em mais de um marketplace. Para sanar esse problema, aqui na Venda.la integramos com os ERPs Bling e Tiny e desenvolvemos uma série de configurações que possibilitam a emissão de NFe automática.

Além de emitir a NFe automaticamente, o sistema também envia os dados de forma automática para o marketplace de origem da venda. São funções que dão grande vantagem competitiva ao vendedor, já que ele economizará tempo e evitará possíveis erros humanos.

Vantagem #4: Maiores chances de crescimento em marketplace

O integrador com suas automações proporciona um caminho seguro para que sua empresa cresça saudável nas multiplataformas. A Venda.la tem a proposta de não ser apenas um HUB de integração, mas, acima de tudo, um parceiro para auxiliar cada vendedor a gerenciar melhor e crescer nos marketplaces.

Além das automações descritas acima, possuímos uma série de funções que agilizam a gestão do vendedor, eliminam erros humanos e trazem grande economia para a empresa. Também possuímos uma equipe de Customer Success, devidamente capacitada para lhe dar suporte e auxiliar na rotina em marketplace.

Esta é a hora perfeita para proporcionar o melhor da automação para marketplaces em sua empresa. Entre em contato com um de nossos especialistas pelos telefones (16) 3625-6951 e (11) 2626-5215, ou pelo no WhatsApp (16) 99798-7946 e veja em tudo que a Venda.la irá te auxiliar. Se preferir, preencha seus dados e entraremos em contato.

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