4 fatores decisivos ao escolher a embalagem dos pedidos


4 fatores decisivos ao escolher a embalagem dos pedidos

Como você planeja as embalagens dos pedidos que serão enviados? Por mais que simples que pareceça, suas embalagens podem influenciar negativamente sua empresa. Certamente você está ciente, disso, mas você dá a devida importância a essa etapa da gestão de marketplaces? Veja 4 fatores decisivos ao escolher a embalagem dos pedidos.

Apresentação: Construindo sua Identidade de Marca

O primeiro contato físico que o comprador terá com a sua empresa é pelo produto que chegará até ele. Se o produto for embalado sem nenhum critério e cuidado, isso com certeza terá um impacto negativo.

As embalagens ajudam a construir a identidade de marca da empresa, assim como aumentam a percepção de valor do consumidor. Então, além de representarem sua imagem ao cliente, elas podem aumentar o vínculo dele a sua empresa.

Não é raro que boas embalagens sejam guardadas pelos clientes para uso futuro. Pensando nisso, personalizar embalagens de produtos podem render publicidade para sua empresa por tempo indeterminado. Acima de tudo, elas fazem parte da experiência de compra do cliente. Essa experiência pode ser prejudicada, por exemplo, por embalagens que não garantam a segurança do produto.

Segurança: Diminuindo os riscos de transporte

A segurança da embalagem anda lado a lado com a primeira impressão da apresentação. É esperado que a embalagem forneça segurança, protegendo o produto para evitar qualquer avaria. Sabemos que qualquer avaria é um grande prejuízo para a experiência de compra o cliente e, claro, para sua empresa. Evitar trocas e devoluções por danos inesperados é um dos principais papéis das embalagens de produtos.

Prezar pela segurança do produto enviado ao cliente deve ser uma de suas prioridades. Mesmo que o transporte seja responsável pelo dado no produto, provavelmente será sua empresa quem arcará com as consequências, tanto de imagem quanto financeiras. Se suas embalages de produtos não fornecem segurança extra aos pedidos, você está assumindo um grande risco.

Contudo, existe uma linha tênue que você também precisa considerar. A embalagem deve proteger o produto, mas a segurança não pode prejudicar a praticidade.

Praticidade: Aumentando a produtividade da equipe

Apesar da segurança ser uma das principais preocupações com a embalagem do produto, a praticidade não fica muito atrás. Quanto melhor você planejar e ajustar suas embalagens aos produtos que você comercializa, mais práticas ela serão. A praticidade da embalagem é uma via de mão dupla: deve ser prática para sua equipe e para seu cliente.

A praticidade da embalagem para sua equipe reflete diretamente na produtividade que ela terá. Sua expedição será muito mais ágil se a embalagem do produto for prática. Do contrário, sua equipe gastará mais tempo para despachar um pedido, causando prejuízo de tempo e dinheiro. Além disso, agilizar a expedição ajuda a evitar reclamações de demora na entrega do pedido.

Custo: A barreira final da emgalagem

A apresentação, a segurança e a praticidade sempre acabam conflitando com outro importante aspecto: o custo. O custo da embalagem exige um grande planejamento que engloba esses fatores.

A matemática do custo ideal de uma embalagem não deve considerar exclusivamente o custo, mas também os benefícios. Você deve considerar qual o valor que os 3 fatores previamente apresentados trarão para sua marca antes de analisar o custo que a embalagem terá.

Sabemos que utilizar 100% do potencial dos 4 fatores é o cenário ideal, mas nem sempre é o cenário real de todas empresas. Contudo, o importante é começar, então mesmo que não consiga considerar os 4 fatores, comece por um.

Dentre os 4, priorize a segurança do produto no envio, acima até mesmo do custo. A segurança é o fator que mais previnirá sua empresa de gastos e transtornos desnecessários. O custo da logística reversa e até mesmo do produto, uma vez danificado, sempre serão maiores que o custo da embalagem. Por isso, coloque a segurança que a embalagem do produto trará para o pedido em primeiro lugar.

Lembre-se que, mesmo priorizando a segurança, os outros fatores são de extrema importância. Por isso, não se acomode e planeje a evolução das suas embalagens. Certamente você melhorará a experiência de compra do consumidor, fidelizará o cliente e dimiunirá gastos.

Outro importante investimento está na automação e na implantação de técnicas que agilizam e melhoram o trabalho da expedição. O Picking & Packing te auxilia desde o momento de separação até a embalagem, evitando que ocorram falhas no processo.

A Venda.la possui várias funcionalidades que te ajudam no controle de sua empresa, como o controle de estoque, que evita o envio de produtos errados, a função de Picking & Packing, e uma completa consultoria fornecida por nossa equipe de Customer Success.

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