4 Dicas para ter Controle de Estoque em Marketplaces


4 Dicas para ter Controle de Estoque em Marketplaces

Se você não possui controle de estoque, corre o risco de arcar com grandes prejuízos. Você está no auge de suas vendas e acaba o estoque do seu produto mais vendido. Você tem que parar as vendas desse produto até renovar o estoque. Além de perder vendas, esse cenário pode levar sua empresa a ter sérios problemas de reputação e transtorno com clientes.

Contudo, organizar o estoque é algo que demanda muito tempo e esforço, desde o ajuste no cadastro dos produtos, a organização física e, claro, a escolha e/ou aquisição de um sistema para realizar o controle de estoque. Confira 4 dicas para ter controle de estoque em marketplaces e comece hoje mesmo a se organizar.

1) Tenha SKU e EAN no cadastro dos produtos

SKU é a sigla para Stock Keeping Unit, algo que pode ser traduzido como “Unidade de Controle de Estoque”. Trata-se de um código de identificação única para seus produtos, que deve ser criado e gerenciado por você mesmo. Funciona como um ID para esse produto, então você pode ter vários anúncios com o mesmo SKU.

Já o EAN nada mais é que um código composto por 13 dígitos. Ele pode ser considerado uma espécie de CPF digital do produto. Ao contrário do que muitos pensam, ter um código de barras não significa que este código seja um EAN válido. Para ser válido, esse código precisa ter sido registrado pelo fabricante. Colocar EAN nos seus produtos é extremamente importante para o marketplace entender o que você está cadastrando. Com isso, ele cria um padrão na navegação do usuário e entrega uma experiência de uso melhor para o comprador. Se a experiência do usuário é melhor, as vendas também serão.

Ambos os códigos podem e normalmente são utilizados pelos sistemas de controle de estoque para realizar esse controle. Tê-los cadastrados em seus produtos é, normalmente, a primeira etapa para controlar seu estoque. Se você não tem o costume de criar SKUs e cadastrar EANs válidos para cada novo produto, é melhor começar. Aliás, ”começar“ é nossa próxima dica.

2) O importante é começar

Vendedores de marketplace acreditam que precisam ajustar o cadastro de todos os produtos antes de começar a controlar o estoque. Isso talvez seja reflexo da exigência que muitos sistemas de controle de estoque fazem para ativarem o controle.

Mas não se engane. Mesmo que você não utilize nenhum sistema de controle de estoque, o importante é começar a organizar. Ajuste o cadastro de seus produtos aos poucos, não há motivo para investir dias de trabalho e só colher o resultado depois. Escolha um ou alguns produtos para começar e ponha a mão na massa.

Mas, por onde começar? Comece sempre pelos produtos mais vendidos. São eles que tem mais saída e maior necessidade de controle. Começando por eles, você rapidamente sentirá a melhora que o controle de estoque lhe trará.

Além disso, estabeleça metas! Se proponha a ajustar o cadastro e começar a controlar o estoque de “X” produtos por semana. Por exemplo, separe 1 hora por dia e 10 produtos para ajustar nessa hora. Será mais fácil enxergar o progresso dessa forma, além de ter uma visão melhor de quanto serviço resta pela frente.

3) Automação de processos

Para quem vende em marketplace, é extremamente importante automatizar o controle de estoque. O vendedor que vende em pelo menos 4 marketplaces teria muito trabalho e pouca eficácia atualizando o estoque manualmente. Ter estoque automatizado impede que ele venda em um marketplace, o produto que acabou de ter o estoque esgotado pela venda efetuada em outro.

Trabalhar somente com processos manuais é correr mais riscos de erros. Ter um controle de estoque automatizado é essencial para que esses transtornos sejam evitados.

4) Não esqueça dos Kits

Como você controla seu estoque nas vendas de Kits? Se você vende Kits de Produtos, seu controle de estoque deve dar baixa nos produtos que compõem esses kits separadamente. Esse controle é importante para que você não venda um Kit com produtos em falta.

Além do controle de estoque, o desmembramento dos produtos que compõem Kits é essencial para a emissão da NFe. Dê a devida atenção a essas dicas e tente atrelar todas. Você não demorará a colher os frutos desse trabalho.

Conclusão

O Controle de estoque para vendedores de marketplace é um dos órgãos vitais da empresa: se tiver falha no funcionamento, a vida da empresa corre sérios riscos. Além de impedir que você venda produtos que não possui mais e arque com prejuízos e transtornos para você e seus clientes, controlar o estoque te permite planejar melhor seus investimentos futuros, compreender melhor qual é sua Curva ABC e não manter o capital de giro negativo.

Seu estoque é o responsável por manter sua empresa ativa no mercado, e a falta de determinado produto pode fazer o comprador buscar outras alternativas. Por outro lado, produtos parados também representam dinheiro parado. Com o estoque em dia é possível diminuir gastos excessivos e fazer a sua empresa vender mais.

A Venda.la possui um controle de estoque automatizado, onde você poupa tempo gasto em procedimentos manuais e ganha tempo para gerenciar melhor a sua empresa. Para saber mais, entre em contato com um de nossos especialistas pelos telefones (16) 3961-1989 e (11) 2626-5215, ou pelo WhatsApp (16) 99798-7946 e veja em tudo que a Venda.la irá te auxiliar. Se preferir, preencha seus dados e entraremos em contato.

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