4 dicas para quem tem múltiplos CNPJs em marketplaces


4 dicas para quem tem múltiplos CNPJs em marketplaces

Você vende nos marketplaces com múltiplos CNPJs? Normalmente, os marketplaces limitam a criação de contas a um único CNPJ e/ou CPF. Por isso, esta é uma prática comum entre sellers que estão expandindo as vendas.

O e-commece brasileiro está amadurecendo e crescendo nos últimos anos. No primeiro semestre de 2021 o e-commerce no brasil bateu record, movimentando R$ 53 bilhões.

As vendas em marketplace foram as grandes responsáveis por esse record. Se você vende em marketplaces com múltiplos CNPJs ou possui múltiplos cadastros com CNPJ e CPF, leia esse artigo. Darei 4 dicas para que você venda mais e evite prejuízos. São dicas pensando em você que quer vender bem com todas as contas que possui em marketplaces.

Tenho certeza que se esse for o seu cenário, você já passou ou ainda passa por alguma das situações abaixo.

A maneira certa de vender em marketplaces com múltiplos CNPJs

1) Centralizar a Gestão

Um dos principais desafios de quem vende com múltiplos CNPJs e/ou múltiplas contas é centralizar a gestão. Muitos sellers possuem desafios simplesmente ao vender em mais de um marketplace, mas quando as vendas se expandem para múltiplos CNPJs o desafio é ainda maior.

A maioria das soluções que o seller procura ou possui não estão preparadas para resolver esse problema. Quem vende com múltiplos CNPJs e não centraliza a gestão de todas as contas começa a encontrar os seguintes problemas:

Controle de Estoque e NFe

Vender em vários canais já torna o controle de estoque em maketplaces um desafio para qualquer seller. Possuir múltiplos CNPJs aumenta muito o desafio, pois a maioria dos ERPs exigem que você utilize apenas um CNPJ por cadastro.

Desta maneira, você não consegue integrar o estoque de todas as suas contas, uma falha que gera muitos prejuízos. Esse problema também é notado na emissão de NFe. Nesse caso, a falta de centralização obriga você a perder muito tempo na emissão de notas fiscais.

Impressão de Etiquetas de Envio

A maioria dos marketplces oferece o próprio serviço de logística para seus sellers. Isso gera um problema para o vendedor, que precisa gerar e imprimir Etiquetas de Envio de diferentes marketplaces.

Quando você vende com múltiplos CNPJs, existe a possibilidade de que a forma de envio seja diferente para cada conta. Por exemplo: você vende no Mercado Livre e em uma conta você utiliza o Mercado Envios Coleta e o Mercado Fulfillment, enquanto em outra conta você utiliza o Mercado Envios e o Mercado Envios Flex. Some a isso as etiquetas de outros serviços como Magalu Entregas, Envvias, Shopee Envios, B2W Entregas, contato com os Correios, etc.

A falta de centralização afeta negativamente sua expedição de pedidos, algo que prejudicará seu tempo de despacho. Cada vez mais os marketplaces cobram agilidade na expedição e menores tempos de despacho dos pedidos.

Perguntas e Respostas do Mercado Livre

Um dos aspectos considerados como essenciais pelo Mercado Livre para aumentar sua conversão no canal, a área de Perguntas e Respostas é outra que sofre com a falta de centralização.

Guia: Vencendo o Catálogo do Mercado Livre

Quando você não consegue visualizar facilmente as perguntas que precisa responder em todas as suas contas, você perde produtividade, tempo e dinheiro. O Mercado Livre aponta que o tempo de resposta que gera maior conversão em vendas é de até 2 minutos. Você não conseguirá atingir esse tempo se suas contas não forem centralizadas também no atendimento.

Publicação de anúncios

A primeira dificuldade encontrada em novas contas e novos marketplaces sempre é o cadastro de produtos. Publicação de anúncios multicanal é uma necessidade no atual cenário do e-commerce brasileiro.

Centralizar a forma como você publica seus anúncios em marketplaces te ajuda a economizar tempo de trabalho. Além disso, a publicação em múltiplos canais e contas é uma das soluções para o próximo problema.

2) Igualar a quantidade de produtos anunciados em todas as contas

Não anunciar a mesma quantidade de produtos em todas as contas é um erro comum entre quem possui múltiplos CNPJs para vender em marketplaces. Se você possui o produto, não há motivos para não anunciá-lo em todas as contas que possui.

Diariamente converso com sellers que vendem com múltiplos CNPJs e em múltiplos marketplaces. Contudo, a maioria admite que cada conta e cada marketplace possui uma quantidade diferente de produtos anunciados.

Como disputar Buy Box nos marketplaces

Essa é uma das coisas que afetam o crescimento de uma conta ou o sucesso de determinado marketplace. Aqui na Venda.la, por exemplo, temos como uma das primeiras estratégias adotadas com novos parceiros garantir que todos os produtos anunciados em uma conta ou em um marketplace sejam também anunciados em todos os outros. Dessa forma você aumenta as chances de conversão e comprovadamente melhora o desempenho nas vendas.

3) Analisar as métricas individuais e em conjunto

Uma etapa que muitas vezes não recebe tanta atenção quanto deveria é a análise de métricas nas vendas em marketplace.

Quanto mais contas você possui, maior se torna a ncessidade de entender o que está dando certo e errado em cada uma. Entretanto, atuar com múltiplos CNPJs torna essa tarefa mais difícil, já que você precisa analsiar não só individualmente, mas também o conjunto de todas as contas.

Métricas como Giro e Cobertura de Estoque, Curva ABC e Lucro Real precisam estar consolidadas. Apesar da análise individual ser importante, ter uma visão geral de todo seu negócio te ajuda a se planejar melhor e tomar melhores decisões.

4) Automatizar os processos

A automação de processos em marketplaces é uma bandeira que levantamos aqui na Venda.la há muitos anos. Diversas de nossas funções foram desenvolvidas pensando em fazer com que o sistema trabalhe pelo seller.

Dito isso, automatizar processos rotineiros dentro da sua gestão é um grande diferencial que pode te trazer, dentre outros, dois principais benefícios:

  • Aumentar a agilidade e produtividade da equipe;
  • Diminuir erros humanos que ocorrem nos processos.

Após centralizar a gestão, tornar os processos automáticos traz grande segurança para quem vende com múltiplos CNPJs. Erros como separação de produtos incorreta, envio de pedidos trocados e vendas em atraso deixam de existir.

Soluções para centralizar múltiplos CNPJs

A primeira medida que a maioria dos vendedores toma nessa situação é priorizar as contas que geram maior faturamento. Se você não possuir os recursos necessários para centralizar a gestão de múltiplos CNPJs e/ou múltiplas contas, essa é uma alternativa sadia. Mesmo assim, está longe de ser adequada.

Aqui na Venda.la, temos uma solução excelente para esse cenário. Nosso sistema garante que você consiga centralizar a gestão em marketplaces em diferentes níveis:

  • Sincronize todas as contas que você possui nos principais marketplaces do mercado;
  • Possui mais de uma conta nos ERPs Bling ou Tiny para seus múltimos CNPJs? Integre elas conosco;
  • Publicação em múltiplos canais com opção de utilizar planilhas;
  • Área de Perguntas e Respostas do Mercado Livre centralizada para todas as suas contas;
  • Emissão de NFe centralizada: defina para qual CNPJ cada NFe será enviada;
  • Impressão de Etiquetas de Envio de todos os marketplaces sincronizados;
  • Tire Relatórios Consolidados para todas suas contas e marketplaces;
  • Acompanhe diariamente as principais métricas individuais e consolidadas em um dashboard intuitivo.

Como sabemos que o dia a dia de quem vende em marketplaces é muito corrido, possuímos um equipe de onboarding para todo novo parceiro. Essa equipe dá uma treinamento personalizado para ajudar cada parceiro a configurar o sistema e aprender as melhores práticas na hora de centralizar a gestão. É um detalhe extra que ajuda o parceiro a não perder tempo “aprendendo sozinho”.

Acredito que utilizar um hub de integração como a Venda.la para centralizar a gestão de múltiplos CNPJs é o caminho para quem precisa expandir as vendas. Também é uma maneira de organizar a gestão e diminuir prejuízos diários causados por processos manuais.

Se você quiser conhecer melhor todos os benefícios da Venda.la, entre em contato com nossos especialistas pelo nosso Whatsapp. Se preferir, preencha seus dados e entraremos em contato.

Preencha os dados



Converse com um especilista em marketplace da Venda.la



Checklist Black Friday

+ Sem comentários

Comente