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3 dicas para vender mais na Shopee


3 dicas para vender mais na Shopee

Cada vez mais vendedores buscam informações de como vender mais na Shopee. Ele é um dos marketplaces emergentes que mais vem atraindo a atenção de sellers e consumidores.

Uma das novidades recém anunciadas para os sellers do canal é sobre a nova comissão Shopee. O marketplace colocou um limite na taxa máxima por produto que será cobrada de cada venda. Neste link você confere detalhes sobre a nova comissão Shopee.

O canal está a todo vapor, sempre se atualizando ao mercado nacional e explorando novidades e oportunidades. A Venda.la foi um dos primeiros hubs para marketplace a se integrarem com o canal. Por conta dessa proximidade, resolvi criar um artigo específico pra você seller que quer vender mais na Shopee.

Dicas infalíveis para vender mais na Shopee

Dica 1) Responsividade do Chat

Você sabe o que é a responsividade do chat na Shopee? É possível que você não tenha visto esse termo em seu painel ainda.

A responsividade do chat é composta por duas métricas:

  • Taxa de resposta: porcentagem de novas conversas respondidas em até 12h;
  • Tempo de resposta: média de tempo que o seller leva para responder uma nova mensagem.

Essas duas taxas são medidas e atualizadas diariamente e podem representar uma grande diferença nas suas vendas. São levadas em consideração as mensagens e ofertas recebidas nos últimos 90 dias. Entretanto, o “peso” maior da pontuação de responsividade está nos 25% mais recentes. Assistente de Perguntas Frequentes, respostas automáticas, Jogos e Mensagens de Transmissão não são inclusos no cálculo.

A responsividade do chat pode te ajudar a vender mais na Shopee por dois principais motivos:

Desempenho da Conta

Falarei melhor disso logo abaixo, mas já falo que a responsividade do chat contribui para o desemepenho da conta.

Menor tempo de resposta = Maior taxa de vendas

Se você já leu meu artigo falando sobre pré-venda em marketplaces, você já tem uma idéia do porque essa métrica é importante. Caso não tenha lido, eu resumo pra você.

Os marketplaces calculam que quanto mais rápido você responder uma mensagem/pergunta, maior é a chance de você vender para essa pessoa. Ao responder com agilidade você tem maiores chances de aproveitar o estímulo de compra do consumidor. Marketplaces como o Mercado Livre, por exemplo, consideram que o tempo de resposta ideal está abaixo de 2min.

Dica 2) Desempenho da Conta

Essa dica não serve somente para vender mais na Shopee, mas para vender mais em qualquer marketplaces. Contudo, o desempenho da conta neste canal possui alguns pontos extras para o seller. Um desses pontos é ganhar o selo Vendedor Indicado Shopee. Mas primeiro, deixe-me explicar o que é e e como ele é medido.

O que é Desempenho da Conta na Shopee?

Uma das propostas da Shopee é democraticar as vendas em marketplaces. Para isso, ela possui incentivos para que todos os sellers do canal possam crescer.

A rigor, o desempenho da conta é uma “nota” que o marketplace dá aos sellers considerando 4 métricas principais:

  • Violações de Anúncio: pontuação de violações cometidas por descumprir as diretrizes de anúncios do canal;
  • Gestão de Pedidos: pontução que combina o tempo de envio do seu pedido e as taxas de cancelamento, trocas e devoluções;
  • Atendimento ao Cliente: aqui entra a responsividade do chat descrita acima;
  • Satisfação do Cliente: avaliações recebidas pelas suas compras passadas.

O marketplace atualiza o desempenho da conta semanalmente, toda segunda-feira. A exemplo de outros canais, contas com um desempenho ruim corre mo risco de serem suspensas.

Como o desempenho da conta ajuda a vender mais na Shopee?

Um dos principais incentivos que a Shopee dá a todo seller, grande ou pequeno, está exatamente relacionado ao desempenho da conta.

O algoritmo da Shopee prioriza o desempenho da conta na hora de posicionar os anúncios dos sellers em categorias e buscas.

Sendo assim, independente do tamanho da sua loja na Shopee, se você manter um bom desempenho, seus anúncios organicamente serão bem posicionados no marketplaces. Desta forma, você conseguirá vender mais na Shopee naturalmente, bastante apenas seu empenho e trabalho bem executado.

Dica 3) Ofertas, Cupons e Ads

O conceito de “ofertas” e “promoções” não é novo para nenhum seller. Vários marketplaces possuem essa função, inclusive, ela pode ser decisiva para disputar a buy box com sucesso. Contudo, a Shopee levou esse conceito a outro patamar.

Uma das dicas mais eficazes para vender mais na Shopee exatamente em aproveitar as diversas possibilidades oferecidas pelo canal.

Central de Marketing Shopee

Essa área centraliza diversas possibilidades de promover seus anúncios por meio de vantagens aos consumidores. Por ela você consegue gerar e gerenciar:

Desconto

Porcentagens reais de desconto que aparecerão destacadas em uma etiqueta no seu anúncio, dando grande visibilidade a ele.

Cupons

Uma das maiores novidades que a Shopee popularizou no Brasil. O seller pode gerar cupons que estimulam o consumo. Os cupons são dividos entre:

  • Cupom da Loja: aplicados em todos os produtos exibidos na página de sua loja;
  • Cupom de Produto: aplicados em produtos selecionados por você.
Combos

Trata-se de uma forma “original” de trabalhar com a popular “Compre junto” ou até mesmo do “Kit de Produtos”. Com os combos da Shopee você consegue combinar produtos da sua loja para criar uma promoção que garantirá benefícios para o consumidor que comprar o combo.

Ofertas Adicionais

Mais uma opção de dar uma impulsionada nos seus anúncios e vender mais na Shopee. Com essa função é possível criar ofertas adicionais como “brindes” que podem ser resgatados pelo consumidor após um gasto mínimo determinado.

Taxa de Envio

As boas e velhas promoções de frete. Você pode dar promoções específicas na taxa de envio ou participar do programa Frete Grátis Extra.

Shopee Ads

Além de todas as opções de promoções que podem trazer um ótimo resultado para o seller, o canal possui outra função.

O Shopee Ads é o recurso de anúncios deste marketplace. Com ele você pode criar 3 tipos de anúncios para promover sua loja e/ou produto.

Esse recurso possui 3 tipos de anúncios:

  • Palavras-chave;
  • Descoberta;
  • Busca da Loja.

Cada um desses anúncios possuí formatos diferentes e particularidades na configuração.

Os anúncios de palavra-chave e de busca da loja são, a grosso modo, similares. Ambos serão ativados quando o consumidor fizer uma busca na Shopee por uma palavra-chave que você tiver cadastrado na campanha. Por exemplo: você cadastrou a palavra-chave “celular xiaomi” na sua campanha, quando alguém fizer essa pesquisa, seu anúncio aparecerá nos resultados.

A grande diferença entre os dois anúncios é o formato. Enquanto o anúncio de palavra-chave exibe seu anúncio como se fosse um produto orgânico, mas bem posicionado, o anúncio de busca da loja aparece como um pequeno anúncio em texto no topo da página.

Já o anúncio de descoberta são um pouco mais complexos. Eles serão exibidos em diversas áreas do site, conforme sua segmentação. Áreas como páginas de categoria, produtos semelhantes, você também pode gostar e descoberta diária.

Investir em anúncios é uma excelente maneira de vender mais na Shopee. Claro, não aconselho que ninguém comece a investir no Shopee Ads sem antes estudar um pouco sobre o recurso. Fazer esse investimento às cegas seria fazer um gasto, não um investimento. Em breve farei um artigo específico sobre Shopee Ads para auxiliar todos.

De qualquer forma, o retorno sobre o investimento tende a ser compensatório. A união dessas 3 dicas fará você decolar nesse marketplace e aumentar muito o seu faturamento.

A última dica que eu deixo é exatamente em relação ao crescimento. Para vender mais na Shopee, é necessário que você tenha processos de gestão bem definidos e tecnologia para apoiar o crescimento.

Venda.la: integração Shopee

A Venda.la é integrada com a Shopee. Dessa forma você consegue utilizar todos os recursos automatizados que o sistema possui.

Centralizando e automatizando sua gestão, você conseguirá manter seu desempenho da loja excelente, garantindo que você não perca os privilégios na Shopee.

Pelo hub de integração Venda.la você consegue:

  • Sincronizar todas as contas na Shopee e em outros marketplaces e centralizar a gestão;
  • Integrar mais de uma conta em ERPs como Bling ou Tiny para facilitar o controle de estoque e a emissão de NFe;
  • Publicação em múltiplos canais facilitada, podendo usar anúncios que você já possua em outros marketplaces para criar novos;
  • Emissão de NFe centralizada: defina para qual CNPJ cada NFe será enviada;
  • Impressão de Etiquetas de Envio para Shopee Envios e demais marketplaces, além de Correios, Transportadoras e sistemas de logística como Melhor Envio;
  • Tire Relatórios Consolidados para todas suas contas e marketplaces;
  • Acompanhe diariamente as principais métricas individuais e consolidadas em um dashboard intuitivo.

São diversas as possibilidades de trabalhar e ajustar a Venda.la à sua operação em marketplaces. Você conta não só com nossa tecnologia, mas com equipes especializadas, atendimento humanizado e personalizado. Se você quiser conhecer melhor todos os benefícios da Venda.la, entre em contato com nossos especialistas pelo nosso Whatsapp. Se preferir, preencha seus dados e entraremos em contato.

Converse com um especilista em marketplace da Venda.la

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