3 Dicas para criar códigos SKU


3 Dicas para criar códigos SKU

Para desenvolver uma boa gestão em marketplace, o vendedor deve equipar-se de metodologias, princípios e boas práticas dentro dos canais. Um dos primeiros passos é criar códigos SKU para seus produtos. Quando criados da maneira certa, auxiliam a gestão, facilitam seu trabalho e, consequentemente, diminuem os erros de separação e envio.

Os códigos SKU são criados e gerenciados exclusivamente pela sua empresa. São utilizados para identificação unificada dos produtos. Funcionam semelhantemente a um RG para seu produto, uma forma mais fácil de identificação.

Para vendedores de marketplace, ter códigos SKU nos produtos anunciados é indispensável e auxilia a manter o estoque em dia. Você consegue pesquisar e localizar o produto no estoque com mais facilidade, além de atualizar com precisão nos marketplaces.

Quais as regras para criar códigos SKU?

Primeiramente, antes de começar a criar um SKU para seu produto, é importante saber que existe um limite de caracteres. Para código SKU de produtos do Mercado Livre você poderá utilizar na criação até 30 caracteres. Da mesma forma, esse limite se aplica também para a CNOVA / Via Varejo, Magazine Luiza e Amazon.

Em contraste, o B2W Marketplace tem o limite de 18 caracteres para a criação do SKU.

Além dos limites de caracteres, o uso de caracteres especiais /,-,*,%,&, entre outros, não é recomendável, já que os marketplaces tendem a recusá-los. Caso ache necessário utlizar um caractere especial, prefira sempre o underline (_).

Confira algumas dicas para gerar códigos SKU facilmente.

3 Dicas para criar códigos SKU

Evite alguns caracteres

Além dos caracteres especiais, há outros caracteres que você deve evitar ou usar com cuidado. Talvez você nunca tenha reparado, mas, dependendo da fonte utilizada, as letras “i“, “o” e até mesmo o “l” podem ser confundidas com os números “1” e “0“.

Por isso, quando criar seus códigos SKU, tenha cuidado ao utilizar essas letras e números. Entretando, não chega a ser uma limitação, por exemplo, se em seu SKU os numerais estiverem bem separados das letras, não há problemas.

Outra dica é tentar usar o “i” minúsculo e o “L” maiúsculo, pois, dessa forma, as chances de que a confusão ocorra diminui um pouco.

EAN não é SKU

Uma grande confusão que vendedores que ainda não são adeptos de códigos SKU fazem, é confundi-los com o código EAN, popularmente chamado de código de barras.

Por ser uma sequência simples e normalmente extensa, o EAN não é a melhor escolha para incluir no SKU. Apesar de parecer uma boa ideia pra controlar o produto, o SKU deve ser mais simples e conter padrões que tornem possível identificar o produto facilmente.

Use dados do produto para criar o código SKU

Essa é a dica de ouro para quem vai criar os códigos SKU de seus produtos. A lógica é simples, já a prática, nem tanto. Na série Criando um Campeão de Vendas, explicamos sobre como criar o SKU com os dados do produto. Vou ser um pouco mais detalhista agora.

Técnicas para criar um anúncio Campeão de Vendas em Marketplaces

Primeiro, é preciso entender que há produtos com descrições e características mais simples e outros com um volume maior de detalhes. Quanto maior a quantidade de detalhes do produto, maior sua atenção precisa ser para criar o SKU. Primeiro, vamos pensar em um SKU para um produto simples.

Criando SKU para produto com poucas especificaçõs

Suponha que você venda o produto Caixa de Lápis de Cor Faber Castell 60 Cores – Sextavado. Seu código SKU poderia seguir o seguinte padrão:

  • CLC – Tipo de produto (Caixa de Lápis de Cor)
  • FC – Marcad (Faber Castell)
  • 60 – Quantidade de Cores
  • SE – Modelo (Sextavado)

Dessa forma, seu SKU seria CLCFC60SE. Por mais que o código possa parecer complicado a olho nu em um primeiro momento, lembre-se de que é sua empresa quem está criando o código. Isso torna mais fácil a compreensão, já que sua equipe estará familiarizada com ele.

Criando SKU para produto com muitas especificaçõs

Suponha agora que o produto vendido seja o Notebook Gamer MSI GS75 17′ RTX 2080 64gb RAM. Já no nome do produto é possível notar que ele possui diversas especificações, fora as demais características que ficaram de fora. Vejamos alguns dos principais detalhes que normalmente são considerados para a compra desse produto:

  • Tipo de Produto: Notebook Gamer
  • Marca: MSI
  • Modelo: GS75
  • Tamanho da tela: 17 polegadas
  • Processador: i7
  • Placa de Vídeo: GeForce RTX 2080
  • Memória RAM: 64GB
  • Tipo de Memória RAM: DDR4
  • Interface do HD: SATA 3

Notem que se utilizarmos um pouco de cada característica desse produto, o código SKU ficará grande e pouco legível. A dica nesses casos é para concentrar os dados do código SKU dentro daquilo que é variável nos produtos similares do seu estoque.

Suponha que você possua dois produtos do mesmo modelo, mas com processadores e placas de vídeo diferentes. Pensando nisso, você poderia considerar os atributos Tipo de Produto, Modelo, Processador e Placa de Vídeo para criar seu código. Veja abaixo:

  • NG – Tipo de Produto (Notebook Gamer)
  • GS75 – Modelo
  • i7 e i5 – Processador
  • RTX2080 e RTX2060 – Placa de Vídeo

Dessa maneira, você teria o SKU NGGS75i7RTX2080 para um produto e NGGS75i5RTX2060 para outro.

As dicas apresentadas são práticas e buscam facilitar sua compreensão e seu trabalho na hora de criar bons códigos SKU para seus produtos. Contudo, não se trata de uma receita única ou imutável. Crie e altere seus códigos da maneria que for mais benéfica para sua empresa e sua equipe. Acima de tudo, seguindo as regras do marketplace, essa é a principal vantagem do código SKU: facilitar seu trabalho.

Além do código SKU, utilizar Picking & Packing pode eliminar erros de envio e agilizar o despacho do pedido.

O Picking & Packing que desenvolvemos aqui na Venda.la é uma grande ajuda para agilizar a expedição de seus pedidos. Quer ver na prática? Entre em contato com um de nossos especialistas pelos telefones (16) 3961-1989 e (11) 2626-5215, ou pelo WhatsApp (16) 99798-7946 e veja em tudo que a Venda.la irá te auxiliar. Se preferir, preencha seus dados e entraremos em contato.

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